terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Grupo de Trabalho

Ainda na Reunião de Cuidadores, Familiares e Pacientes de ELA ocorrida nesse último sábado, dia 12, foi apresentado o Grupo de Trabalho formado pela ABrELA para verificar as principais necessidades e demandas dos portadores de ELA, seus cuidadores e familiares, elaborar projetos de lei e levar esses projetos aos deputados federais e estaduais e aos vereadores, a fim de que sejam transformados em lei.
A ideia desse grupo teve origem na Comunidade do Orkut, onde diversas propostas (vide apresentação abaixo) já foram apresentadas.
Contamos também com a sua colaboração. Assim, se quiser integrar esse grupo ou se tiver outras propostas para sugerir, por favor entre em contato com a ABrELA.

Apresentação: Grupo de Trabalho

3 comentários:

  1. Aos responsáveis pela AbrELAjur, meus parabéns! A divulgação e a luta pelos nossos direitos depende de todos nós! Que a AbrELAjur se fortaleça, cresça e torne-se referência no nosso país a todos os envolvidos com ELA.

    Sugiro acrescentar o profissional psicólogo na relação de especialidades necessárias ao bem-estar da pessoa com ELA. Os próprios familiares, cuidadores e pessoas com ELA tem mostrado a importância do acompanhamento psicológico no enfrentamento das etapas da ELA.

    Forte abraço a todos e contem comigo.

    Com afeto,

    Vania

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como faço pra solicitar o afastamento remunerado de meu trabalho para cuidar de minha mãe... estou afastada pelo inss por depressão, no momento, sou do rio de janeiro e vi algo sobre uma possível licença de 2 anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,
      Quanto ao questionamento referido, o que sei é que somente funcionários públicos podem requerer AFASTAMENTO SEM REMUNERAÇÃO, quando estes são os principais cuidadores do paciente de doença grave, o qual deve ser renovado a cada 90 dias (com atestado médico e solicitação de afastamento).

      Como essa pessoa está afastada pelo INSS, não é funcionária pública. O que ela pode tentar é manter-se afastada pelo INSS o maior tempo possível, e neste tempo, cuidar da mãe. Empresas privadas não costumam afastar seus empregados para cuidar de doentes (menos ainda com remuneração).

      Estamos sempre à disposição.

      Atenciosamente,

      Cecília Helena de Moura Campos

      Assistente Social

      Excluir